Hollywood Rose: O guitarrista Chris Weber fala sobre o álbum ‘The Roots of Guns N’ Roses’
Chris Weber, ex-guitarrista do Hollywood Rose(uma das bandas que foram o embrião do Guns N’Roses) foi entrevistado recentemente por Andrew DiCecco para a Vinyl Writer Music.
Nos anos 80, Weber esteve em uma banda (que mudou de nome de A.X.L. para Rose e depois para Hollywood Rose) com o vocalista Axl Rose e o guitarrista Izzy Stradlin, antes dos dois últimos formarem o Guns N’ Roses.
Weber também co-escreveu algumas das primeiras músicas do Guns N’ Roses, como “Reckless Life”, “Move To The City” e “Anything Goes”.
Essas três músicas junto com as faixas “Rocker” e “Killing Time” acabaram sendo gravadas pelo Hollywood Rose como uma demo de cinco faixas para usar como ferramenta promocional para conseguir shows.
Weber manteve guardadas as gravações, por um longo tempo e acabou lançando-as junto com algumas outras músicas sob o nome Hollywood Rose com o título do álbum sendo ‘The Roots of Guns N’ Roses’ via Deadline Music (Cleopatra Records) em junho de 2004.
Perguntado, sobre onde ele armazenou as gravações antes de lançá-las como ‘The Roots of Guns N’ Roses’, Weber disse:(transcrição via Sleaze Roxx com pequenas edições):” Boa pergunta. Estava em um cofre. Quer dizer, ele estava lá por um longo tempo. Eu me mudei para a Inglaterra nos anos 90 e depois voltei. Ai, deixei com meu pai e voltei para a Inglaterra…”
”Alguém meio que mencionou fazer algo com isso, e acho que eu tinha todas as cinco músicas – pelo menos três delas – em uma fita cassete. E elas não estavam realmente dignas, para serem ouvidos…”
” Algumas pessoas em Hollywood, certamente ouviram, mas não dava para ter lançado algo, naquele estado. A qualidade não era boa o suficiente…”
”Mas este álbum com 16 faixas, é uma história diferente.”
”Então, eu entrei no estúdio de um amigo meu Craig Adams e ele e eu, mixamos para retirar da fita as músicas, antes que algo acontecesse. Porque quando uma fita fica tão velha e não é mantida de uma maneira específica, ela começa a se degradar…”
”Então, quando eu vim para a cidade e que eu tinha de fazer era ”assar” a fita e levei para uma pessoa fazer isso. Esse é um termo usado no processo, em que eles pegam uma fita e em seguida eles fazem algo com as partículas que estão na fita que meio que aderiram a ela um pouco mais. Eu acho que eles desenvolveram isso para salvar muita coisa antiga – seja música ou fitas ao longo dos anos – eles desenvolveram essa maneira de poder fazer isso…”
”Então, peguei essa fita, e ”The Roots of Guns N’Roses” não seria um álbum se não fosse pelo fato de poder extrair a música de uma fita de duas polegadas, que era algo de se duvidar na melhor das hipóteses… Então, fiquei muito emocionado quando conseguimos obter uma cópia digital depois disso tudo.”
A respeito, sobre se houve algo que o influenciou a manter essas primeiras gravações, Weber afirmou:
”Eu realmente não achei que faria alguma coisa com isso; Eu só não queria me livrar dele. Houve um tempo em que a Geffen realmente queria, e eles me ofereceram uma quantia muito pequena de dinheiro por isso…”
”Acho que eles estavam apenas tentando fazer o máximo para não deixar que qualquer produto chegasse no mercado, pois em algum momento posteriormente talvez alguém quisesse fazer um lançamento. Porque essa é a política normal deles. Mas na época, o dinheiro não era bom o suficiente; não fazia sentido. O que estou feliz por não ter feito. Isso foi nos anos 80; talvez 88 ou algo assim…”
”Então, nos dez anos seguintes, o registro ficou naquele cofre até eu tira-lo de lá e a Cleopatra Records lançar…”
”Isso foi uma sorte, não apenas para mim – não fui o cara que mais ganhou dinheiro em todos os tempos com isso – mas eu gosto de ouvir demos antigas do Van Halen ou coisas antigas do Zeppelin que não foram lançadas; então, imagino que, embora eu não tenha a mesma experiência porque fui eu quem tocou e escreveu, provavelmente há um muitas pessoas que apreciam e gostam de ouvir essas coisas mais antigas e o fizeram e fazem com esse registro.”
Track List – The Roots of Guns N’ Roses:
01. Killing Time (original demo version)
02. Anything Goes (original demo version)
03. Rocker (original demo version)
04. Shadow of Your Love (original demo version)
05. Reckless Life (original demo version)
06. Killing Time (Gilby Clarke remix)
07. Anything Goes (Gilby Clarke remix)
08. Rocker (Gilby Clarke remix)
09. Shadow of Your Love (Gilby Clarke remix)
10. Reckless Life (Gilby Clarke remix)
11. Killing Time (Fred Coury remix)
12. Anything Goes (Fred Coury remix)
13. Rocker (Fred Coury remix)
14. Shadow of Your Love (Fred Coury remix)
15. Reckless Life (Fred Coury remix)