Guns N’Roses: O EP ‘Live ?!*@ Like a Suicide’ do Guns N’ Roses não foi realmente ao vivo?

Guns N’Roses: O EP ‘Live ?!*@ Like a Suicide’ do Guns N’ Roses não foi realmente ao vivo?

Essa é a questão levantada por Eduardo Rivadavia em dezembro de 2016 em sua matéria na Ultimate Classic Rock.

Confira abaixo a transcrição da mesma via Ultimate Classic Rock, com pequenas edições do Hard N’Roll News.

A lenda diz que o Guns N’ Roses começou sua marcha em direção à dominação global com o ‘Appetite for Destruction’, que definiu o período de 1987 á frente. Faixas como “Welcome to the Jungle”, “Sweet Child O’ Mine”, “Paradise City” e outros clássicos definitivos.

Apenas alguns meses antes, no entanto, o quinteto de Los Angeles, realmente lançou uma pequena amostra do que estava por vir chamada ‘Live ?!*@ Like a Suicide’.

O EP de quatro faixas, que chegou em 16 de dezembro de 1986, teria capturado o Guns N’ Roses em um show. Mas foi isso?

Desde que assinaram seu contrato com a Geffen Records, Axl Rose (vocal), Slash (guitarra), Izzy Stradlin (guitarra rítmica), Duff McKagan (baixo) e Steven Adler (bateria) estavam procurando por um empresário (eventualmente escolhendo Alan Niven ), bem como produtores para dirigir as gravações de seu álbum de estréia, ainda em composição.

A certa altura, o Guns N’ Roses gravou uma série de demos no famoso Sound City Studios com o guitarrista do Nazareth, Manny Charlton, supervisionando os procedimentos; um pouco depois, eles se juntaram a Spencer Proffer (W.A.S.P., Quiet Riot, Tina Turner) no Pasha Studios em Hollywood.

O progresso era lento e a Geffen estava perdendo a paciência.

O recém-nomeado Niven apresentou uma solução para esse dilema, de acordo com a autobiografia de Slash. “[Alan] achou que era essencial para nós lançar algum produto enquanto ainda tínhamos um forte burburinho na indústria; isso manteria a empolgação viva enquanto gravávamos nosso álbum completo”, escreveu o guitarrista.

O Guns N’ Roses decidiu lançar um EP em uma marca de sua própria invenção financiada pela Geffen.

“Parece ser um ‘EP ao vivo’ em um selo ‘indie’, mas na verdade também não era”, continuou Slash.

“Chamamos a gravadora de Uzi Suicide e o EP… eram demos que não era mexidas, de quatro músicas que tocamos desde o nosso primeiro ensaio: ‘Mama Kin’ do Aerosmith, ‘Nice Boys’ do Rose Tattoo e duas nossas, ‘Move To The City’ e ‘Reckless Life'”.

Mesmo naquela época, havia indícios de que os resultados não foram realmente gravados ao vivo – começando com a seção de metais completa tocando ao longo de “Move to the City”. Depois havia o “?!*@” estrategicamente colocado no título do EP.

Então, como o Guns N’ Roses conseguiu a reação do público? McKagan explicou mais tarde que o barulho da multidão foi roubado do Texxas Jam, o famoso mega-festival dos anos 70.

“Achamos que seria engraçado colocar uma enorme multidão de estádio em segundo plano”, escreveu ele em sua autobiografia It’s So Easy, “em uma época em que tínhamos sorte de tocar para algumas centenas”.

Ao vivo ?!*@ Like a Suicide foi posteriormente prensado e lançado em uma tiragem limitada de cerca de 10.000 cópias em vinil e cassete. A maioria dos futuros fãs do Guns n’ Roses nem saberia de sua existência até dois anos depois, quando essas quatro músicas foram relançadas em combinação com outras quatro faixas acústicas como G N’ R Lies.

Claro, uma vez que as novas gravações do Guns n’ Roses se tornaram menos frequentes do que as aparições do Monstro do Lago Ness,

‘Live ?!*@ Like a Suicide’ tornou-se cada vez mais valorizado, pelos colecionadores.

O que acontece é que quatro músicas antigas, ainda se mantém.

“Elas são cruas, eu acho”, concluiu Slash em sua autobiografia, “mas se você me perguntar, elas ainda soam muito bem”.

1986 Live !@ Like A Suicide – Guns N’ Roses (E.P U.S.A UZI Suicide Records USR-001)

johnnyolea

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